Untitled Document
Bom dia, 27 de mai
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2015

 
     

"Vocês têm toda razão", afirma Pellini

  

Secretária da SEMA-RS concordou com os manifestantes, durante ato que pedia a retirada do PL 300/2015, que prevê a extinção da Fundação Zoobotânica, órgão que administra o Jardim Botânico, o Museu de Ciências Naturais e o Parque Zoológico do Estado

  

Secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini


Por Eliege Fante - especial para a EcoAgência

Hoje pela manhã, 17 de agosto, manifestantes realizaram o “Ato pela retirada do projeto de lei 300/2015, que "autoriza a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul”, em frente à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, SEMA-RS. A Secretária Ana Maria Pellini, falou ao megafone aos presentes (assista). “Vocês têm toda razão, o projeto é ruim e nós temos que rever esta posição”, disse.

Segundo Pellini, o Governo Sartori (PMDB) tem três alternativas: a retirada do projeto, a retirada da urgência ou um substitutivo. “Realmente como está, o projeto não tem a menor condição de contribuir em nada para o serviço público e eu estou empenhada em ajudar de alguma forma que seja viável.” A alternativa do substitutivo não foi aceita pelos manifestantes assim como a hipótese ventilada pela Secretária de a SEMA assumir todas as funções da Fundação Zoobotânica, algo que o PL 300 não prevê. Clique aqui para conhecer as atribuições da FZB e o seu papel na gestão ambiental do RS.

O presidente da Agapan, Leonardo Melgarejo, questionou Pellini sobre a autoria do PL 300 por ser desconhecido da SEMA e ter sido construído sem o diálogo com os técnicos dos órgãos ambientais do Estado. Mas, a Secretária respondeu apenas que o PL 300 foi feito devido a “mais aguda crise financeira”.

O professor da UFRGS, Paulo Brack, que integra também vários coletivos ambientais, questionou se foi feito um diagnóstico ou um estudo que realmente justificasse o projeto de lei de extinção da FZB. Mas não houve resposta. “Nenhum estudo foi apresentado à sociedade, apenas o PL 300 com a justificativa do corte de gastos, mas a FZB fica com 0,045% do orçamento do Estado. Queremos que o RS progrida, mas para isso temos que fortalecer a existência da Fundação Zoobotânica,” disse. O professor do Dep. de Ecologia, afirmou ainda, que a mobilização é para que o Governo Sartori retire o PL 300/2015 da Assembleia Legislativa e constitua um grupo de trabalho com os técnicos dos órgãos ambientais para encontrar outras formas de arrecadar recursos, por exemplo, através da cobrança de multas por crimes ambientais, de modo a não cortar recursos das áreas essenciais do Estado.

Centenas de entidades e instituições nos níveis municipal, estadual, nacional e até internacional já manifestaram o apoio à manutenção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Um abaixo-assinado destinado ao Governo Sartori soma mais de 24 mil assinaturas. E, o Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) também é solidário à FZB/RS e é mais uma das dezenas de entidades que subscrevem um documento que apela ao Governador José Ivo Sartori que retire o PL 300/2015. Já ocorreram grandes manifestações públicas, no Jardim Botânico e em frente ao Palácio Piratini e Assembleia Legislativa. Confiram na sequência a agenda da mobilização para os próximos dias.

As entidades que chamaram este ato são: Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente, Apedema/RS; Instituto Curicaca; Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Agapan; Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, INGÁ; Diretório Acadêmico da Biologia, DAIB/UFRGS; Associação de Pós-graduandos, APG/UFRGS; Grupo Viveiros Comunitários, GVC/UFRGS; Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente, Mogdema; biólogos e técnicos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), da FEPAM, da SEMA e demais apoiadores.


Agenda da mobilização:
20 de agosto, quinta-feira, 9h - Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RS sobre o PL 300/2015.
22 de agosto, sábado, 9h - Pedal em defesa na FZB, convocação dos ciclistas, passeio até o Jardim Botânico, unindo todos os grupos de ciclismo de Porto Alegre.

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008