Untitled Document
Bom dia, 27 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Florestas

Segunda-feira, 15 de Abril de 2013

 
     

Fórum sobre Florestas defende melhor manejo de terras secas

  

Áreas cobrem 40% da superfície da Terra e são essenciais para produção de combustível, madeira, e medicamentos; desafios incluem desmatamento e desertificação.

  


Por Leda Letra - Rádio ONU

Os participantes do Fórum sobre Florestas da ONU ressaltaram nesta sexta-feira a importância das terras secas no combate à pobreza e à mudança climática. A conferência ocorre em Istambul, na Turquia. As florestas secas são as que perdem suas folhas durante alguns períodos do ano. Segundo as Nações Unidas, essas florestas cobrem cerca de 40% da superfície terrestre e são importantes santuários da biodiversidade. Seus ecossistemas fornecem combustível, madeira para construção, medicamentos e ervas.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, afirma que com manejo adequado, as árvores em terras secas podem combater a desertificação e ajudar a aliviar a pobreza, já que milhões de pessoas vivem ao redor desses ecossistemas. Na reunião em Istambul, a FAO também lembrou os desafios do desmatamento e degradação, que ocorrem por conta do uso indevido da terra, governança e políticas precárias e falta de investimento no manejo sustentável das florestas secas.

Um representante da agência da ONU que participa do Fórum de Florestas, Ekrem Yazici, destacou que milhões de hectares de terras secas precisam ser restaurados. As árvores ajudam a estabilizar solos, reduzir a erosão dos ventos e das águas e a manter nutrientes nos solos. Para a secretária-executiva do Fórum das Florestas Africanas, Godwin Kowero, existe pouca informação disponível e muita pressão sobre as florestas para a obtenção de alimentos e combustível.

As florestas secas da África cobrem 54% do continente e mais da metade da população depende delas para bens e serviços. A primeira semana do Fórum sobre Florestas terminou nesta sexta-feira. A reunião retorna na segunda e o encerramento oficial será dia 19.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008