Untitled Document
Boa noite, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Educação Ambiental

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

 
     

Riscos da megamineração no RS pautam Terça Ecológica do dia 27

  

O mapa e os riscos da instalação de mais de 150 projetos de mineração em diversas regiões do Rio Grande do Sul estão em debate. A transmissão pelo Facebook da Ecoagência de Notícias Ambientais iniciará às 18h

  


Por Anahi Fros - especial para a EcoAgência

Se eles forem realmente aprovados pelo órgão fiscalizador e Executivo, podem colocar o RS no triste ranking de terceiro estado minerador do país. Os impactos negativos dos chamados empreendimentos, sejam eles socioambientais ou econômicos, serão gigantescos na vida de moradores da cidade, agricultores familiares, assentados, indígenas, quilombolas e pescadores.

O convidado desta edição é Eduardo Raguse Quadros, que integra a coordenação do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCMRS). Engenheiro ambiental, Quadros é coordenador da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA Guaíba), entidade filiada à Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do RS (APEDeMA).

Em seu corpo técnico, o CCMRS soma mais de 50 profissionais, entre professores, mestres, doutores e pós-doutores, que vêm contrapondo com dados científicos diversos pontos dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) das mineradoras, como os apresentados pela Copelmi para a instalação da Mina Guaíba na região metropolitana de Porto Alegre. O coletivo reúne mais de 120 entidades ambientais, sindicais, associativas e movimentos sociais.

A Terça Ecológica é uma promoção do Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) com o apoio do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (GPJA) CNPq/UFRGS.

 

Serviço:

O que: Terça Ecológica | O mapa da megamineração no RS | Riscos e estratégias de enfrentamento

Convidado: Eduardo Raguse Quadros, engenheiro ambiental e integrante da coordenação do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCMRS).

Quando: 27 de outubro

Horário: 18 às 19h

Onde acessar: facebook.com/ecoagenciadenoticias

Realização: Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS)

Apoio: Fabico/UFRGS e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (GPJA) CNPq/UFRGS

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008