Untitled Document
Bom dia, 19 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Terça-feira, 03 de Agosto de 2021

 
     

Referência em áreas protegidas, Miguel Milano resgata sua história com o meio ambiente

  

Paranaense compartilha a história da criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

  

Ambientalista Miguel Milano


Por Eloisa Beling Loose - especial para a EcoAgência

Com quatro décadas de dedicação ao meio ambiente, o paranaense de Palmital, Miguel Milano, compartilha com o projeto “Ambientalistas do Sul – Memória e História” como se envolveu com a proteção florestal. Motivado pela sensação de perda da natureza, ingressou no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde passou pela frustração de expectativas em relação à abordagem ambiental, mas teve a chance de modificar essa situação. Após formado, retornou como professor e se especializou em áreas protegidas, especificamente em Unidades de Conservação (UC), tornando-se uma referência no assunto.

Quase sem querer, Milano ajudou a criar, em 1990, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Boticário, com abrangência nacional. Convidado para discutir uma proposta que, no começo, se resumia a plantar uma árvore por produto vendido, o especialista plantou a semente de que um projeto mais amplo traria mais benefícios para o Grupo e para o meio ambiente. Foi assim que ele se tornou o primeiro diretor técnico da Fundação, onde atuou por 16 anos. “São inúmeras espécies novas descobertas pela ciência a partir de projetos bancados pela Fundação”, reforça.

Milano foi participante ativo de todo processo de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), além de ter trabalhado na Fundação Avina para os estados do Sul, além de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Hoje é Diretor da Permian Global para o Brasil, que é o fundo de investimentos baseado no Reino Unido para operações com Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, e da Milano Consultoria e Planejamento. Também integra os Conselhos de Administração do Instituto LIFE, do Forest Trends (EUA) e da Associação e Site de Notícias O Eco, entre outras organizações não governamentais.

Na entrevista, o ambientalista fala das realizações que são vistas como “pequenas vitórias dentro de uma guerra inteira que está sendo perdida”, pois percebe que ainda há uma recusa total em conservar e recuperar as áreas naturais. Assista à entrevista completa em: https://youtu.be/-UiIl-xg7L0, gravada no dia 03 de junho de 2021.

Esta série de entrevistas é uma iniciativa é da EcoAgência de Notícia Ambientais, com o apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conheça outros ambientalistas da Região Sul por meio do canal no YouTube da EcoAgência. Inscreva-se já para receber as notificações dos próximos capítulos da série!  

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008