Untitled Document
Bom dia, 19 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Alimentação

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

 
     

Participe do "Pauta Agroecológica" hoje com a Associação Agroecológica

  

Os convidados são: agrônomo Sebastião Pinheiro, Frei Sérgio Goergen, agrônoma Cláudia Wolff e jornalista Elson Schroeder

  


Por Redação da EcoAgência

Hoje, o programa Pauta Agroecológica, realizado pela Associação Agrocológica, vai debater a importância da ética na produção orgânica. A transmissão vai ser pelo www.facebook.com/associacaoagroecologica a partir das 19h30min.

O mercado a produção orgânica cresce, em média, 11% ao ano e atrai a atenção de muitos. Inicialmente, ess produção era comercializada em cadeias curtas, ou seja, pela venda direta do produtor ao consumidor, como nas feiras ecológicas. Mas, os orgânicos vêm ganhando novos atores de olho nesta atividade, gerando movimentações em diversos campos como comercial, político e econômico.

Entre as questões em debate, estão: O quanto isso pode influenciar na qualidade do alimento orgânico que chega na casa das pessoas? Interesses financeiros podem chegar a interferir nos ideológicos, como na produção de alimento sem veneno feito em sintonia com o meio ambiente? Estaria o agronegócio olhando com mais ambição a um segmento tradicionalmente ocupado pela agricultura familiar?

FAE
A Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do RS (Associação Agroecológica) é uma organização da sociedade civil formada por famílias, grupos e cooperativas de agricultores ecológicos. Fundada em primeiro de maio de 2006, veio dar sequência ao trabalho da Cooperativa Ecológica Coolméia, berço do movimento ambientalista gaúcho e das feiras ecológicas no Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atualmente, faz a gestão de feiras ecológicas de Porto Alegre (RS), através das quais, aproximadamente 500 famílias de agricultores familiares oferecem a sua produção. A Associação Agroecológica também estimula a prática da agroecologia, educação ambiental e ativismo ecológico, buscando a construção de um outro mundo possível, mais solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável.


 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008