Untitled Document
Boa tarde, 05 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agroecologia

Quinta-feira, 20 de Maio de 2010

 
     

Feira Ecológica celebra a Biodiversidade

  

Duas grandes atrações abrem os 21 Anos de Biodiversidade da FAE: a distribuição do Guia da Feira e as inscrições para o Festival de Sacolas.

  

Entrada da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE)


Por Cláudia Dreier - FAE

Neste sábado, 22 de maio, a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, participa da Semana do Alimento Orgânico em Porto Alegre e lança as comemorações de seu aniversário, cujo tema principal é a Biodiversidade. Há 21 anos, a FAE promove ações relacionadas com a diversidade dos organismos vivos, tanto demonstrando e degustando alimentos variados, como defendendo Biodiversidade por meio de campanhas e práticas de preservação de sementes crioulas e habitats.

Segundo a ONG Greenpeace, a destruição de ambientes naturais é a principal causa da perda da Biodiversidade e o Brasil lidera o ranking dos países que mais causam danos ao meio ambiente. Tais dados resultam de pesquisa da Universidade de Adelaide, Austrália e foram publicados em nove de maio, na revista científica PloS One ( www.plosone.org).

21 anos de FAE

Duas grandes atrações abrem os 21 Anos de Biodiversidade da FAE: a distribuição do Guia da Feira e as inscrições para o Festival de Sacolas. O Guia, contendo informações sobre cada banca da feira, como contato dos produtores, produtos e localização na quadra, será disponibilizado na Banca do Meio.

No mesmo local, serão recebidas inscrições para o Festival de Sacolas, do qual podem participar alunos das escolas do município de Porto Alegre. Cada colégio pode inscrever-se nas três categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Os autores das sacolas mais votadas nas exposições a serem realizadas na feira recebem vale-compras para escolherem produtos das bancas. No dia do aniversário da FAE, 16 de outubro, a sacola preferida pela maioria recebe um prêmio especial. (maiores informações pelo e-mail feiracoolmeia@yahoo.com.br).

Biodiversidade

De onde vem a Biodiversidade que chega à mesa pelos alimentos orgânicos da feira? Parte dessa pergunta pode ser respondida por um mapa temático que vai associar alguns produtos ao seu município e à respectiva região gaúcha a que pertence. A Exposição Geográfica da Biodiversidade pode ser conferida a partir das 9h, ao lado da Banca do Meio.

Saborear a Biodiversidade é a proposta da Banca Pão da Terra que completa 13 anos no domingo, dia 23 de maio. Pães de abóbora, linhaça, integral puro, italiano e de 13 grãos podem ser cobertos pelas pastas de cenoura ou de inhame. Já as cucas de damasco, de mel e de nozes e castanhas dispensam acompanhamento. A degustação acontece a partir das 9h30min ao lado do caldo-de-cana.

Alimento Orgânico

Integrando a VI Semana do Alimento Orgânico, a FAE vai distribuir sementes de hortaliças orgânicas produzidas pela Bionatur, no município de Candiota. Os interessados em cultivar seu próprio alimento podem passar pela banca localizada no início da feira, próxima à segunda quadra, a partir das 8h.

Além das sementes como couve, almeirão, salsa, cebola serão disponibilizados panfletos com eco-dicas, para, na prática, cada um adotar atitudes que defendam o meio ambiente e promovam a sustentabilidade. A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados pela manhã, das 7 às 13h.

FAE/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008