Untitled Document
Boa tarde, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Camada de Ozônio

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013

 
     

ONU marca o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

  

Tema deste ano é "uma atmosfera saudável, o futuro que queremos"; Secretário-Geral afirmou que desafios extraordinários exigem respostas extraordinárias.

  

A camada de ozônio protege a Terra contra os raios ultravioleta do sol


Por Edgard Júnior - Rádio ONU

A Onu comemora esta segunda-feira, 16 de setembro, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. O tema deste ano é "uma atmosfera saudável, o futuro que queremos". A Assembleia Geral escolheu a data para marcar a assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Danificam a Camada de Ozônio, firmado em 1987.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "desafios extraordinários exigem respostas extraordinárias". Em mensagem para comemorar o dia, Ban disse que a uma geração atrás, os países concordaram em agir na proteção da camada de ozônio. Ban afirmou que ao mesmo tempo em que se implementam os resultados da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Protocolo de Montreal representa uma esperança.

Segundo o chefe da ONU, o documento determina a proteção da camada de ozônio, contribui de forma significativa para a mitigação climática e lembra que em face a ameaças existenciais, as nações mundiais são capazes de cooperar pelo bem comum. Ban espera que este sucesso sirva para inspirar a comunidade internacional na criação de uma nova visão e de uma agenda de desenvolvimento pós-2015.

Nesse dia, a ONU quer que os Estados-membros promovam atividades de acordo com o Protocolo. A camada de ozônio, é uma frágil faixa de gás que protege a Terra contra os raios ultravioleta do sol e também ajuda a preservar a vida no planeta. O controle e a redução do uso de substâncias químicas que danificam a camada de ozônio não só ajudaram a proteger essa barreira atmosférica como também, contribuíram para os esforços globais para lidar com a mudança climática.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008