Untitled Document
Boa tarde, 19 de ago
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agrotóxicos

Sábado, 18 de Maio de 2019

 
     

Água do Paraná está contaminada com agrotóxico

  

Dos 27 pesticidas testados e detectados na água, 11 estão associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos, de acordo com o INCA

  


Por Gabriel Pansardi Ruiz e Giovana Fogaça, Brasil de Fato

O paranaense consome uma das águas mais contaminadas do país. Em 326 dos 399 das cidades do Paraná foram identificadas 27 variedades das substâncias tóxicas, incluindo Curitiba. O mesmo número encontrado em Londrina entre 2014 e 2017. Mas o veneno não está só na água. Entre 2012 e 2017, foram consumidas quase 5.500 toneladas dos mais diversos agrotóxicos na cidade. 
 
Esses e outros dados foram apresentados por professores pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, em audiência pública no campus da UEL. 
 
Água venenosa  
 
Dos 27 pesticidas testados e detectados na água, 11 estão associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em relatório publicado em 2015. Várias dessas substâncias são proibidas nos Estados Unidos e na União Europeia. 
 
No país, agrotóxicos foram identificados em moléculas de água que abastecem mais de 2.300 cidades, entre 2014 e 2017, segundo dados de Controle do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. O Paraná é o segundo estado do país com maior nível de contaminação, atrás apenas de São Paulo. 
 
A procuradora Margaret Carvalho afirma que não podemos esperar por ações do governo federal, que só neste ano liberou mais de 166 novos tipos de produtos tóxicos. “É preciso agir em âmbito local, há leis municipais que podem regular o uso de veneno e proteger a população”, defendeu. 
Brasil de Fato/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008