Untitled Document
Boa tarde, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Biodiversidade

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

 
     

ONU marca o Dia Internacional da Biodiversidade alertando sobre água

  

Tema desta ano é: Água e Biodiversidade; apenas uma pequena quantidade do recurso no planeta está disponível como água fresca; se padrões atuais forem mantidos, a demanda futura não será atendida.

  


Por Mônica Villela Grayley - Rádio ONU

As Nações Unidas comemoram, neste 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade, lançando um alerta sobre a situação da demanda futura pela água. Em mensagem, o Secretário-Geral lembrou do tema deste ano: Água e Biodiversidade ao dizer que apesar da abundância do recurso, o planeta Terra conta apenas com uma pequena quantidade de água fresca. Em várias partes do mundo, a demanda por água ultrapassa o fornecimento, e a qualidade do recurso ainda é um problema em muitos países.

Ban lembrou que a biodiversidade e o ecossistema são fundamentais no alcance de uma visão de um mundo com água para todos. Ele citou ainda o papel das florestas que ajudam a regular a erosão do solo e proteger a qualidade e o fornecimento de água. Para promover mais proteção, a Convenção sobre Diversidade Biológica emitiu um plano estratégico que vai até 2020 sobre o tema.

O secretário-geral da ONU lembrou os compromissos firmados durante a Rio + 20, no Rio de Janeiro, sobre a necessidade de se manter a quantidade e a qualidade da água em programas de governo. Ele pediu aos países que ainda não ratificaram o Protocolo de Nagoia de acesso a recursos genéticos que o façam. O tema do Dia Internacional da Biodiversidade foi escolhido para marcar o Ano Internacional de Cooperação da Água, comemorado durante todo 2013.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias

  
  
  Comentários
  
Paulo Brack - 23/05/13 - 11:59
A ONU infelizmente nesta notícia que deveria falar em biodiversidade, acabou jogando o assunto para escanteio, focando simplesmente na oferta de água para o ser humano, obviamente fundamental. Entretanto, já existe o Dia da Água, e a campanha, pela biodiversidade X água, deveria prezar pela proteção dos ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS. Nisso entraria a revisão das grandes empreendimentos nos rios que degradam os ecossistemas aquáticos e estão acabando no Brasil com as áreas prioritárias para a conservação da Biodiversidade.
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008