Untitled Document
Bom dia, 27 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Indígenas

Quinta-feira, 23 de Maio de 2013

 
     

Funai diz que maior desafio de indígenas é a posse plena da terra

  

Declaração é do representante da entidade no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, que ocorre na sede da ONU, em Nova York.

  


Por Edgard Júnior - Rádio ONU

O indigenista da Funai, André Albuquerque, afirmou que o principal desafio dos indígenas brasileiros é a posse plena da terra.
Albuquerque, que trabalha na assessoria internacional da agência brasileira, participa do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas, que está sendo realizado em Nova York. Durante o encontro, que se encerra no próximo dia 31, ele conversou com a Rádio ONU sobre a importância do evento e falou sobre as terras indígenas.

"Eu acho que o desafio principal é a posse plena da terra, porque a demarcação da terra não garante que eles deixem de enfrentar problemas. As terras podem sofrer invasões por parte de fazendeiros, de madeireiros e de garimpeiros. Então o principal desafio é a posse plena da terra." Os participantes do Fórum vão debater direitos indígenas, como também educação, saúde e cultura. Segundo a ONU, existem mais de 370 milhões de indígenas vivendo em 90 países. Pelo menos 67 milhões são jovens.

Albuquerque falou ainda das necessidades das comunidades indígenas, mas deixou claro que a sociedade precisa reconhecer o papel do grupo. "É a sociedade perceber que os povos indígenas têm uma grande contribuição a dar para a sociedade de uma forma geral, porque eles são, por natureza, grandes preservadores ambientais. Eles são detentores de conhecimentos tradicionais milenares muito úteis para a ciência e para a medicina do século 21. Eles são detentores de conhecimentos que são insubstituíveis."

Num evento paralelo, mulheres indígenas vão discutir a questão da violência e como combatê-la. Os 2,3 mil participantes do Fórum estão iniciando também os preparativos para a Primeira Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas, marcada para setembro de 2014.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008