Untitled Document
Boa noite, 11 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Mudanças Climáticas

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018

 
     

NEJ-RS participa do Seminário Nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social em Brasília

  

Representação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, mantenedor da EcoAgência, contribuiu para as discussões sobre os impactos locais das mudanças climáticas

  

Divulgação FMCJS    


Por Débora Gallas, com informações da assessoria do FMCJS

Representantes de 35 entidades sociais de todo o Brasil, incluindo o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), reuniram-se no Seminário Nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) entre 27 e 30 de novembro, nas Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF). O encontro buscou criar espaços para articulações regionais a partir da ameaça das mudanças climáticas aos ecossistemas brasileiros. Os participantes, provenientes de 23 estados, abordaram, nos grupos de trabalho, os conflitos ambientais ligados ao clima que afetam seus locais de origem e de que maneira a formação ofertada pelo FMCJS poderia contemplar esses temas com o intuito de qualificar os ativistas para os trabalhos de base.

 

Desde 2017, o FMCJS realiza anualmente cursos online na Plataforma de Formação Continuada e Multiplicadora. Os temas de estudo são definidos através da sistematização das discussões no Seminário Nacional do Fórum. Para 2019, os participantes demandaram um aprofundamento sobre o tema da água como bem comum e direito humano fundamental; o impacto das mudanças climáticas nos biomas; e a soberania popular na geração de energia, partindo do destaque para as ações já apoiadas pelo Fórum, como a implementação de igreja solar em Porto Velho (RO). A partir do aprendizado de módulos anteriores, foram definidos como eixos transversais do curso Educomunicação Popular; Ecologia Integral Popular e Bem Viver; Mudanças Climáticas e Democracia; e Ecofeminismo.

 

No Rio Grande do Sul, NEJ-RS, Fundação Luterana de Diaconia, Cáritas Brasileira - Regional RS, Núcleo Amigos da Terra Brasil, Movimento Roessler, Centro de Estudos Bíblicos do RS, Coletivo Ambiente Crítico e apoiadores de outras entidades reúnem-se há dois anos para realizarem de forma conjunta as atividades propostas pela Formação Continuada da FMCJS. Como resultado, em agosto deste ano, o coletivo realizou o Seminário Financeirização da Natureza na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre.

 

Comunicação como eixo estratégico de resistência das entidades

 

Durante as atividades, os participantes atentaram para a importância da articulação entre entidades como passo seguinte à atividade de formação. Nesse contexto, o domínio das técnicas e linguagens da comunicação foi citado como estratégico para a transformação social almejada. A partir da oferta de oficina para comunicadores populares pela assessoria do FMCJS no evento, o coordenador do Fórum, Ivo Poletto, propôs o aprofundamento de atividades voltadas à educomunicação ao longo de 2019. Ao final dos trabalhos, as entidades participantes subscreveram a Carta do evento, intitulada Tempo de Incertezas e Insegurança.

 

Outro documento aprovado na plenária foi a moção pela aprovação da legislação que proíbe a exploração do Fracking no Ceará. O Fracking é a extração do gás de xisto, um gás combustível retirado do subsolo através de explosões que fraturam as rochas subterrâneas com o uso de substâncias tóxicas e grandes quantidade de água. Parte dos gases libertados pelo fraturamento das rochas escapa para os rios e para a atmosfera, polui lençóis subterrâneos e contaminam comunidades estabelecidas nos locais de exploração.

 

Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social

 

O FMCJS estruturou se em 2011 e é hoje formado por mais de vinte entidades parceiras, como Cáritas Brasileira, Rede Jubileu Sul, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e Conselho Indigenista Missionário, vinculadas à luta por justiça social e ambiental.

 

http://fmclimaticas.org.br/entidades-sociais-se-reunem-para-lutar-contra-as-mudancas-climaticas-e-pelo-bem-viver/

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008