Untitled Document
Bom dia, 27 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agroecologia

Quinta-feira, 16 de Maio de 2013

 
     

Encontro de Agroecologia do Vale do Taquari (RS) debate alimentação saudável

  

Evento que ocorre no próximo dia 28, no Jardim Botânico de Lajeado, envolve conhecimentos acadêmicos e populares, para uma produção sustentável.

  

Divulgação    
Reunião da AAVT


Por Redação da EcoAgência

Alimentação Saudável pela Agricultura Sustentável é o tema do terceiro Encontro de Agroecologia do Vale do Taquari, que ocorre no próximo dia 28, no Jardim Botânico de Lajeado. O evento, que inicia às 8h30min, é uma realização da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), com apoio do município de Lajeado e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo - SDR. O primeiro encontro ocorreu em 2008, em Forqueta, no município de Arroio do Meio, e o segundo foi realizado em Colinas, em 2010.

A AAVT esclarece que a agroecologia é um campo de conhecimento recente, envolvendo não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também os populares, para uma produção sustentável. “É ela que dá base para a produção orgânica, e dicas de como reduzir o uso de agroquímicos na agricultura. Inclusive, já foi referida nas Nações Unidas como o caminho para a eliminação da fome no mundo e para o desenvolvimento sustentável”, ressalta ele.

AAVT - A organizadora do evento, AAVT, reúne um grupo de entidades que se articulam para fortalecer o desenvolvimento de práticas agroecológicas na produção de alimentos, entre as quais EMATER/ASCAR, ONG’s, sindicatos e associações de trabalhadores rurais da região, secretarias municipais de agricultura, universidades, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor  (CAPA), Pastoral da Terra, grupos de agricultores familiares, grupo de agricultores ecologistas de Forqueta, grupos da Juventude Rural, entre outras representações governamentais e da sociedade civil.

Na região, a exemplo do grupo de agricultores ecologistas de Forqueta que, desde o ano de 2000, está produzindo alimentos mais saudáveis e orgânicos, outros produtores estão aplicando, em algumas práticas, conhecimentos da Agroecologia, colocando-se numa posição de transição entre a produção convencional e a agroecológica.

EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008