Untitled Document
Boa tarde, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Dia Mundial da Alimentação

Terça-feira, 15 de Outubro de 2013

 
     

Movimentos reagem em favor da soberania alimentar no campo e na cidade

  

Entre as ações, está a ocupação de unidade da Monsanto (PE), marcha constra os agrotóxicos e os transgênicos em Porto Alegre e abaixo-assinado contra o PL da Câmara Federal que libera as sementes suicidas

  


Por Redação da EcoAgência com informações do MAB, Agapan e FBSSAN

Na manhã desta terça-feira (15) cerca de três mil camponeses e camponesas organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e em outros movimentos da Via Campesina, entre eles o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina/PE.
 
A ocupação acontece como forma de denúncia aos impactos sociais e ambientais trazidos pela empresa, sobretudo com a modificação genética das sementes e a produção de agrotóxicos, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana em todo o planeta.
 
“A ocupação é uma forma de enfretamento à expansão do agronegócio no nordeste e repúdio às ações da Monsanto, empresa que historicamente privatiza os bens da natureza e controla o mercado agroalimentar mundial, ameaçando a vida dos camponeses e de toda a humanidade”, destaca Leomárcio Araújo, da coordenação do MPA.
 
A ação em Petrolina faz parte da Jornada Nacional de Lutas que acontece nesta semana em diversos estados do Brasil por soberania alimentar e energética e contra o leilão do petróleo do Campo de Libra. Amanhã, no Dia Mundial da Alimentação, será realizada a Audiência Popular do Seminárido. A audiência acontece a partir das 9 horas, na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro/BA.
 
Porto Alegre
Já na capital gaúcha, o Dia Mundial da Alimentação será celebrado com uma Marcha contra os Transgênicos, os Agrotóxicos e contra a Monsanto. A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) abriu um evento nas redes sociais com mais informações. A manifestação integra a Mobilização pela Soberania Alimentar Campo e Cidade, que está sendo promovida pela Via Campesina e outras organizações do campo e da cidade. A concentração será na Usina do Gasômetro, às 9 horas. 
 
Não à Terminator!
Ao mesmo tempo, ocorre a mobilização que visa barrar o Projeto de Lei (PL) 268/2007, de autoria do Deputado Eduardo Sciarra (PSD/PR), que permite a “flexibilização da proibição imposta pela Lei de Biossegurança e pela Convenção da Diversidade Biológica às tecnologias genéticas de restrição de uso GURT's (sigla em inglês), que significa Tecnologias de Restrição de Uso Genético. Elas envolvem a manipulação da capacidade reprodutiva da planta na segunda geração, impedindo-a de germinar quando se aplica um indutor químico externo, como um agrotóxico, por exemplo. São também chamadas de tecnologia “terminator” ou sementes suicidas, porque visam assegurar uma espécie de “patente biológica”, impedindo que os agricultores reutilizem sementes de uma safra para outra.
 
Na prática, se aprovado, o PL 268/2007 permitirá a produção e comercialização de sementes transgênicas suicidas, ou seja, que após a colheita não voltam a germinar, obrigando os agricultores a comprar sementes todas as safras. E ainda, como já se observa com os transgênicos atuais, as sementes suicidas irão contaminar as sementes não transgênicas, fazendo com que todas possam vir a se tornar estéreis.   
 
O projeto já está aprovado na Comissão de Agricultura, mas recebeu voto contrário da Comissão do Meio Ambiente. Portanto, é muito importante que toda a sociedade se manifeste junto aos Deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre os gravíssimos riscos desta liberação e pedindo, portanto a sua rejeição.
 
Clique para acessar uma sugestão de mensagem a ser enviada aos deputados. 
 
MAB, Agapan, FBSSAN, EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008