Untitled Document
Bom dia, 19 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

 
     

O começo do Centro de Agricultura Ecológica – Cae Ipê, na Serra Gaúcha

  

O Projeto Ambientalistas do Sul traz a história do casal de agrônomos Ana Luiza Meirelles e Laércio Meirelles e seu trabalho pioneiro no desenvolvimento da agroecologia no anos 1980

  


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

O Projeto Ambientalistas do Sul traz a história do casal de agrônomos Ana Luiza Meirelles e Laércio Meirelles e seu trabalho pioneiro no desenvolvimento da agroecologia desde a década de 1980, através do Centro de Agricultura Ecológica – Cae Ipê, na Serra Gaúcha, e atualmente no Centro Ecológico do Litoral Norte, localizado em Torres, no Rio Grande do Sul.  

Nessa entrevista para o Ambientalistas do Sul, eles contam sobre o processo de conversão dos agricultores de Ipê para a agricultura ecológica e sua marcante participação na primeira edição da Feira de Agroecologia de Porto Alegre. Descrevem a criação da primeira associação de produtores orgânicos familiares do Brasil; o surgimento do (mundialmente conhecido) biofertilizante Super Magro; a elaboração do primeiro suco de uva orgânico e sobre como surgiu a Certificação Participativa, uma tecnologia social que hoje está presente em mais de 100 países, entre muitas outras histórias. Algumas dessas histórias também estão contadas no livro Vozes da Agricultura Ecológica, escrito por Laércio Meirelles e lançado em dois volumes.  

Para assistir, clique aqui https://www.youtube.com/watch?v=_RFGrQ68Tyw

O projeto Ambientalistas do Sul é realizado para a EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJRS e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através desse projeto está sendo registrada as trajetórias de militância de relevantes ambientalistas dos três estados do Sul do Brasil, para que sirvam de memória, de exemplo e de inspiração. Inscreva-se no canal para receber as notificações dos próximos capítulos da série!
 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008