Untitled Document
Bom dia, 27 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Água

Quarta-feira, 24 de Abril de 2013

 
     

Presidente da Nestlé: “A água não é um direito; deveria ter um valor de mercado e ser privatizada”

  

A transnacional é a líder mundial na venda de água engarrafada, um setor que hoje representa 8% da sua receita total, que em 2011 chegou a 65 milhões de euros.

  

Reprodução/Abadia Digital    
Peter Brabeck-Letmathe diz que há desperdício porque as pessoas não dão valor à água gratuita


Por Abadia Digital*

Peter Brabeck-Letmathe, um empresário austríaco que desde 2005 é o presidente do grupo Nestlé, afirma que a água para consumo deveria ser privatizada para que, como sociedade, tomássemos consciência da sua importância e acabasse o desperdício que se vê atualmente.

Suas palavras provocam certo espanto, ainda mais tendo-se em conta que a Nestlé é a líder mundial na venda de água engarrafada. Um setor que hoje representa 8% de sua receita total, que em 2011 chegou a 65 milhões de euros.

Mas Brabeck se esquiva destas e outras críticas para reafirmar que o fato de que muita gente tenha a percepção de que a água é gratuita faz com que em muitas ocasiões não se dê o valor que tem e seja mal utilizada. A partir disso, ele sustenta que os governos devem garantir que cada pessoa disponha de 5 litros de água diária para beber e outros 25 litros para sua higiene pessoal, mas que o resto do consumo deveria ser gerido seguindo-se critérios empresariais.

Apesar da reação que provocam suas ideias, faz tempo que ele as defende sem constrangimentos, com entrevistas como esta que aparece no vídeo onde qualifica de extremistas as ONGs que sustentam que a água deveria ser um direito fundamental.

Na sua opinião, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado que viesse estabelecido pela lei da oferta e da procura (!!!). Só desta maneira, diz, empreenderíamos ações para limitar o consumo excessivo que acontece neste momento. Tem uma alma muito caridosa o senhor Peter Brabeck-Ltmathe.

*Publicado originalmente no site Abadia Digital: http://www.abadiadigital.com/ . Tradução livre de Ulisses A. Nenê para a EcoAgência.
Abadia Digital/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008