Untitled Document
Bom dia, 19 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quarta-feira, 07 de Julho de 2021

 
     

Mestre Sebastião Pinheiro é destaque no projeto Ambientalistas do Sul

  

Nesta entrevista, ele conta  histórias que mudaram o rumo do uso dos agrotóxicos e resultaram no (re)surgimento da agricultura familiar e orgânica no Rio Grande do Sul

  


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

Sebastião Pinheiro é mestre de toda uma geração de ambientalistas e é convidado especial do projeto Ambientalistas do Sul. Em plena ditadura militar no Brasil do início dos anos 80, Sebastião Pinheiro encabeçou a criação da Lei dos Agrotóxicos no Rio Grande do Sul, juntamente com José Lutzenberger e outros ambientalistas.

A lei gaúcha serviria de modelo para outros estados e para vários países latino-americanos definirem suas próprias leis para regular o uso dos pesticidas. Foi protagonista na denúncia apresentada nas Nações Unidas sobre a contaminação por pesticidas no lago da Usina de Tucuruí, no Sul do Pará e sempre foi figura destacada nos mais importantes movimentos ambientalistas gaúchos.

Nessa entrevista, ele conta essas e outras histórias que mudaram o rumo do uso dos agrotóxicos e resultaram no (re)surgimento da agricultura familiar e orgânica no Rio Grande do Sul.

Sebastião Pinheiro é técnico agrícola, agrônomo e pós-graduado em Engenharia Florestal. É autor e coautor de diversas publicações, entre elas “Agricultura Orgânica e a Máfia dos Agrotóxicos no Brasil”, “Ladrões da Natureza” e “Saúde do solo versus Agronegócios”. Ativista científico em agricultura saudável, cromatografia de Pfeiffer e agroecologia camponesa. Idealizador da Organização Juquira Candiru Satyagraha, que trabalha com foco na agricultura ecológica camponesa.

Aos 74 anos, mestre Sebastião Pinheiro segue sendo referência de conhecimento e discernimento na questão ambiental, com uma fala crítica e pontual que conquista novos alunos e admiradores.

Para assistir a entrevista com Sebastião Pinheiro, clique https://youtu.be/PfsMTnRVrIM e se inscreva no canal da EcoAgência no YouTube

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008