Untitled Document
Bom dia, 27 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Biodiversidade

Segunda-feira, 27 de Maio de 2013

 
     

Atividades humanas representam maior ameaça à biodiversidade

  

Afirmação foi feita pelo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica; Bráulio de Souza Dias disse que Brasil conseguiu reduzir o desmatamento em 80%.

  


Por Edgard Júnior - Rádio ONU

O secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU afirmou que as atividades humanas representam a maior ameaça à biodiversidade. Bráulio de Souza Dias fez a declaração à Rádio ONU durante um evento para marcar o Dia Internacional da Biodiversidade, no dia 22 de maio. Falando sobre o tema deste ano, que é a água, Dias afirmou que a água doce é um recurso muito escasso e que depende de uma boa conservação dos ecossistemas.

Bráulio Dias disse que o Brasil é um dos países que têm atuado para defender o recurso e o meio ambiente. "O Brasil conseguiu reduzir muito as taxas de desmatamento que nós tínhamos nas décadas de 80 e 90, que eram muito altas. Houve uma redução de mais de 80% nessas taxas. Houve uma grande redução de incêndios florestais também no Brasil e houve, ao mesmo tempo, um grande aumento de áreas protegidas. O Brasil, na última década, foi o país que sozinho, mais contribuiu para a ampliação de ecossistemas protegidos, por lei, no mundo inteiro."

Ao comentar a situação na África, Bráulio Dias disse que os países do continente têm, em geral, menos disponibilidade de água e são mais sujeitos a secas e à desertificação. Dias afirmou que há necessidade de uma cooperação internacional mais forte em apoio aos países africanos para que eles consigam sair dessa situação de fragilidade ambiental.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008