Untitled Document
Bom dia, 19 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Homenagem

Domingo, 25 de Julho de 2021

 
     

Liana John deixa comovente carta de despedida

  

Jornalista ambiental faleceu, em São Paulo, após seis anos de luta contra o câncer. Esteve no RS em diversos eventos ilustrando o debate sobre o jornalismo ambiental

  

Eliege Fante/Arquivo NEJ    
Liana John, Ilza Girardi e Reges Schwaab durante o FIGA 2010


Por Eliege Fante - especial para a EcoAgência

O Núcleo de Ecojornalistas (NEJ-RS) lamenta a morte da amiga e colega Liana John, em São Paulo, na noite de 23 de julho. Deixou um texto de despedida, que foi publicado em suas redes sociais, através do qual expressa gratidão e comunica o limite final imposto pelo câncer, iniciado no pâncreas há seis anos. Casada com o pesquisador Evaristo de Miranda, teve quatro filhos e um neto.

A jornalista ambiental Liana John participou de eventos organizados pelo NEJ em parceria com outras entidades. Com a Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), em 2010, ela participou da mesa “O papel da comunicação na geopolítica da água” ao lado da atual coordenadora do Núcleo e professora a UFRGS, Ilza Girardi, e do colega jornalista ambiental, professor da UFSM, Reges Schwaab, durante o Fórum Internacional de Gestão Ambiental – Água, o Grande Desafio (FIGA).

O Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA) publicou a homenagem “Liana John: uma pioneira do jornalismo ambiental brasileiro”, escrita pelo amigo, também jornalista ambiental e professor universitário, Roberto Villar Belmonte. O texto que pode ser lido aqui recorda trechos da participação de Liana no IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, realizado na Fabico/UFRGS.

Mais de 30 anos no jornalismo, Liana deixou sua experiência marcada na Revista Terra da Gente e na Agência Estado, entre outras mídias.

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008