Untitled Document
Boa noite, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Jornalismo Ambiental

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2013

 
     

Terça Ecológica discute as fontes no Jornalismo Ambiental

  

Os palestrantes convidados são fontes recorrentes para notícias sobre meio ambiente nos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul

  


Por Débora Gallas - especial para a EcoAgência

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) realiza, nesta terça-feira, dia 19 de novembro, às 19 horas, o debate “O olhar das fontes sobre o Jornalismo Ambiental”. O encontro, que integra o projeto Terça Ecológica, ocorre no Auditório 3 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO/UFRGS), em Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Campus Saúde – prédio da antiga Escola Técnica da UFRGS).

Pelo extenso currículo em suas respectivas áreas de atuação e pelo interesse na popularização da ciência e na conscientização da sociedade, os palestrantes convidados são fontes recorrentes para notícias sobre meio ambiente nos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Georgina Bond Buckup, Gustavo Tornquist, Luiza Chomenko e Paulo Brack conversarão com o público sobre as suas experiências e expectativas em relação ao Jornalismo Ambiental.

O evento conta com o apoio da FABICO/UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade (PPGCOM/UFRGS), é gratuito e aberto ao público.
 
Conheça os palestrantes:
 
Georgina Bond Buckup é graduada em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia pela UFRGS e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Foi professora e pesquisadora do Departamento de Zoologia da UFRGS. Atualmente, é conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do RGS (CDES), atua na ONG Associação Sócio Ambientalista (Igre) e participa das Câmaras Técnicas do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (COMAM) e do Conselho Estadual do Meio Ambiente do RS (CONSEMA). É estudiosa nas áreas de Zoologia e de Biologia da Conservação.
Gustavo Tornquist possui graduação em Agronomia pela UFRGS, mestrado em Soil Science pela Texas A&M University (Estados Unidos) e doutorado em Ciências do Solo pela UFRGS. Realizou pós-doutorado junto ao Grupo de Pesquisa em Manejo de Solos, no Departamento de Solos da UFRGS. Atualmente, é professor e pesquisador vinculado à Universidade. Foi consultor de projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil para recuperação de áreas degradadas no Bioma Pampa e do Projeto RS Biodiversidade, submetido ao Banco Mundial.
Luiza Chomenko possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia pela UFRGS, especialização em Biogeografia e Avaliação Espacial e doutorado em Biogeografia pela Universitat Der Saarland (Alemanha). Atualmente, é professora dos cursos de Pós-Graduação em Gestão do Meio Ambiente na PUCRS e em Direito Ambiental na Unisinos. Também atua como pesquisadora no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, além de integrar o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas e a Câmara Temática Regional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014.
Paulo Brack é biólogo e mestre em Botânica pela UFRGS e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é professor da UFRGS e atua no curso de Ciências Biológicas. Já fez parte do corpo docente de instituições como Unijuí e PUCRS. Seus projetos de pesquisa e extensão estão relacionados com o papel estratégico da biodiversidade do Rio Grande do Sul e com a preservação e a sustentabilidade da flora gaúcha.
           
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008