Untitled Document
Boa tarde, 06 de jul
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Divulgação científica

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010

 
     

Polo Sul mais frio

  

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou em 2009 temperaturas abaixo da média na Estação Antártica Brasileira (foto)

  

INCT Antártico    
Ano passado esteve entre os mais frios desde 1986


Com exceção dos meses de janeiro e março, as temperaturas em 2009 na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), do Brasil, ficaram abaixo das médias registradas nos anos anteriores pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e colocam o ano passado entre os mais frios desde que as medições começaram em 1986.

A temperatura média anual na estação foi de -8,5º C em 2009, se igualando ao ano de 2007 e só perdendo para 1995, com -10,3º C de média. Nesses três anos mais frios, aumentou a extensão de gelo que cobre a baía do Almirantado, próxima ao local da estação, e os dois lagos de água doce que abastecem a EACF congelaram.

A temperatura mais baixa registrada lá no ano passado foi de -25,6ºC, no dia 5 de agosto. De acordo com o pesquisador Alberto Setzer, do Inpe, havia 18 anos que a temperatura em agosto não caía abaixo dos 25º C negativos na estação brasileira.

Mesmo com a grande variabilidade internatural a que o continente antártico está sujeito, que provoca alternância térmica de cerca de 3ºC entre um ano e outro, a equipe do Inpe averiguou que as médias anuais caíram em torno de 0,6º C nos últimos 14 anos.

Mais informações:

http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/data/resumos/ climatolbaia.xls
http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/data/resumos/ climatoleacf.xls

Agência Fapesp/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008