Untitled Document
Boa tarde, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Segunda-feira, 01 de Julho de 2013

 
     

Integrantes do NEJ/RS são palestrantes em seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia

  

 Evento que ocorre de 16 a 19 de julho, na Fiocruz Amazônia, em Manaus (AM), terá a participação dos jornalistas e professores lza Maria Tourinho Girardi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Reges Schwaab (Universidade Federal de Ouro Preto/MG).

  


Por Redação da EcoAgência de Notícias Ambientais

Os professores de jornalismo e integrantes do NEJ/RS Ilza Maria Tourinho Girardi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Reges Schwaab (Universidade Federal de Ouro Preto), serão palestrantes no I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia, que ocorre de 16 a 19 de julho, na Fiocruz Amazônia, em Manaus (AM). O evento tem por objetivo realizar um balanço das pesquisas do jornalismo e da comunicação sobre a região, bem como da cobertura da imprensa regional e nacional sobre estes temas, e discutir o papel que a mídia e a pesquisa desempenham na transição para um mundo mais sustentável.

A jornalista e professora Ilza Maria Tourinho Girardi possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, tendo realizado estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas:  jornalismo ambiental, educação ambiental e cidadania. 

Ela é coordenadora  da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. É professora do rograma de Pós Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS onde orienta no mestrado e doutorado e leciona a disciplina Jornalismo e Meio Ambiente e eventualmente Comunicação, Informação e Cidadania. É atualmente diretora de comunicação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, além de liderar o grupo de pesquisa em Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPq.

Já o jornalista Reges Schwaab, também membro no NEJ/RS, é professor adjunto no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, atua como vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Narrativas e Linguagens (CNPq/UFOP). Co-organizador dos livros "Jornalismo Ambiental: desafios e reflexões" e "A revista e seu jornalismo". 

O evento inicia às 18h30min do dia 16, com apresentação de trabalhos, seguido pelo lançamento do Núcleo de Jornalismo Ambiental do Amazonas (NEJAM) e a aula inaugural da Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia. Mais informações pelo endereço eletrônico 
http://jornalimo-em-saude-e-ambiente.webnode.com.

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008