Untitled Document
Boa tarde, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Curso

Segunda-feira, 27 de Maio de 2013

 
     

Ipep abre inscrições para curso de permacultura

  

Instalado na zona rural de Bagé, no Rio Grande do Sul, o Ipep é um grande centro demonstrativo de permacultura, com construções ecológicas, sistemas de manejo de água, horta e plantios ecológicos, sistemas de aquecimento de água e geração de energia alternativos.

  

Ipep    
João Rockett, ministrante do curso, foi diplomado por Bill Mollison e trabalha há 14 anos com permacultura


         “A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza”  -   Bill Mollison
 

O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (Ipep) está com inscrições abertas para o Curso de Certificação em Desenho de Permacultura (PDC), que será realizado de 19 a 28 de julho próximo, na sua sede em Bagé, no Rio Grande do Sul. As atividades previstas têm como base o programa original do australiano Bill Mollison, um dos mentores desta metodologia utilizada para criar sistemas sustentáveis em áreas rurais, vilas, aldeias, jardins e ambientes urbanos, de forma integrada, eficiente e com a difusão de tecnologias apropriadas, de forma a promover uma existência socialmente justa e economicamente viável.
 
Será ministrante do curso o fundador e diretor do Ipep, João Rockett, que há 30 anos produz sementes e alimentos orgânicos e há 14 anos atua como permacultor, diplomado pelo próprio Bill Mollison. Ele já capacitou milhares de agricultores, certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior, é fundador e idealizador da BioNatur, a maior produtora de sementes ecológicas da América Latina.

O programa do curso de Permacultura inclui temas como metodologia de design, estudo de setores e zoneamento de áreas; o manejo sustentável, coleta e armazenamento de água; a produção ecológica de alimentos da semente ao armazenamento; eco-construção sustentável; energia renovável e autônoma; novas tecnologias apropriadas à sustentabilidade; novos paradigmas de educação; economia solidária e regional, entre outras práticas que serão demonstradas na sede do Ipep.

A Permacultura agrega conhecimentos ecológicos de sociedades ancestrais de diversas partes do mundo, aplicáveis à sustentabilidade das comunidades humanas atuais. Ela trabalha com a integração de sistemas produtivos e de manejo ambiental, envolvendo água, energia, construções, alimentos, animais e pessoas, conforme as leis da biodiversidade, num desenho onde todos os elementos formam um ambiente harmônico, funcional e sem desperdícios.

Instalado na zona rural de Bagé (RS), o Ipep é um grande centro demonstrativo da Permacultura, com construções ecológicas, sistemas de manejo de água, horta e plantios ecológicos, sistemas de aquecimento de água e geração de energia alternativos entre muitas outras tecnologias que os participantes poderão conhecer.
 
Segundo João Rockett, “a palavra Permacultura não existe no dicionário, foi cunhada por Bill Mollison e veio da união das palavras agricultura permanente e posteriormente cultura permanente. Permacultura é um sistema de desenho interdisciplinar aplicado para criar comunidades humanas sustentáveis, paisagens cultivadas, e outros sistemas de apoio que contribuam nesse processo com uma visão inclusiva. Sua metodologia é baseada em princípios ecológicos, para produzir um sistema integrado de plantas, animais, água, edificações e energia. Permacultura é um sistema para cuidar do planeta Terra que tem suas raízes em uma filosofia de abundância e generosidade”, conclui o diretor do IPEP.
 
Mais informações: www.ipep.org.br ou cursos@ipep.org.br

Ipep/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008