Untitled Document
Boa tarde, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2013

 
     

Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental debate os desafios dos novos paradigmas impostos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  

Em sua 5ª edição, evento que ocorre no mês de outubro, em Brasília, tem por objetivos discutir e promover as pautas ambientais entre jornalistas e estudantes de jornalismo, de forma a qualificar e incentivar o debate sobre estes temas dentro das redações e contribuir para a formação de uma nova consciência socioambiental.

  

NEJ/RS - EcoAgência    
Em 2007, Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental foi realizado em Porto Alegre


Por Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambineta

O atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – dez "tarefinhas" definidas na Conferência Rio + 20 para os países signatários – tem custos e gera demandas de conhecimento.


Até que ponto o Brasil está atento a estes custos e demandas? Qual é o papel dos governos, das universidades e da iniciativa privada para o enfrentamento do desafio proposto pela ONU?

Trata-se da promoção de ações de desenvolvimento humano e combate à pobreza – que, em princípio, é perseguida por todas as nações –, mas com um viés na sustentabilidade, uma abordagem nova frente às soluções do capitalismo convencional. Como fazê-lo é uma pergunta mais difícil de responder.

O Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental se propõe a discutir esta pauta. Estão previstas palestras com títulos como "Mudanças de Paradigmas", "Universidades estão atentas à demanda?", "A democratização da informação científica" e "Os desafios para o setor produtivo frente aos ODS e novos paradigmas".

O Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, já em sua 5ª edição, tem por objetivos discutir e promover as pautas ambientais entre jornalistas e estudantes de jornalismo, de forma a qualificar e incentivar o debate sobre estes temas dentro das redações e contribuir para a formação de uma nova consciência socioambiental.

O V Congresso será realizado em Brasília (DF), no centro universitário UniCeub, de 17 a 19 de outubro, e vai reunir representantes das áreas de sustentabilidade e planejamento do Governo Federal, das universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, do setor produtivo e da sociedade civil organizada, sob o grande guarda-chuva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008