Untitled Document
Bom dia, 27 de jan
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Alimentação

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012

 
     

Mapa interativo lista feiras de alimentos orgânicos em todo o país

  

Segundo o Idec, os supermercados chegam a vender alimentos orgânicos com preço até 463% superior em relação às feiras. O alimento orgânico é produzido sem a utilização de agrotóxicos.

  


Por Vivian Fernandes - Radioagência NP

Um mapa interativo com a localização de feiras orgânicas por todo o Brasil foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), neste mês de dezembro. O objetivo é estimular e facilitar o consumo de alimentos saudáveis pela população. Além de já disponibilizar uma série de feiras, a ferramenta possibilita que os consumidores também enviem novos locais onde adquirir esses produtos. O estímulo à economia local é outra preocupação do órgão. Em 2010, o Idec fez um estudo que constatou que os supermercados chegam a vender alimentos orgânicos com preço até 463% superior aos encontrados em feiras.

Já em uma enquete realizada na página da internet do Idec em 2012, cerca de 71% do público disse que consumiria mais alimentos orgânicos caso eles fossem mais baratos. Para 23%, se houvesse mais feiras especializadas perto de suas casas a opção seria pelos orgânicos. O Idec explica que o alimento orgânico é “produzido sem a utilização de agrotóxicos, por um sistema de produção agrícola que procura manejar o solo e os demais recursos naturais (água, animais, plantas, insetos, etc) de forma equilibrada”. Os orgânicos também não utilizam materiais sintéticos e organismos geneticamente modificados (transgênicos).

Para consultar o mapa, acesse o site www.feirasorganicas.org.br.

Radioagência NP/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008