Untitled Document
Bom dia, 14 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agroecologia

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019

 
     

Tupambaé reunirá em Viamão (RS) boas práticas para a sustentabilidade

  

Evento que inicia no próximo dia 21, visa promover trocas e favorecer a proposição de políticas públicas que oportunizem a agroecologia, a auto-organização e a sustentabilidade

  


Por Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues – especial para o Tupambaé

Palestras, debates, oficinas, cultura, tecnologia e comida saudável. Essas são algumas das atividades previstas para acontecer em Viamão, de 21 a 27 de outubro, durante o Fórum e Feira Ecológicos Tupambaé – Fórum Permanente pela Dignidade e Vida Sustentável. Com organização e apoio de mais de 20 entidades, o Tupambaé será realizado na Obra Social Novo Lar e contará com ampla programação cultural, oficinas e feira de produtos agroecológicos, e sediará a tradicional Feira de Ciências da Cidade, congregando todas as escolas públicas de Viamão.

Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas em ações sociais e de sustentabilidade, promover trocas e favorecer a proposição de políticas públicas que oportunizem a agroecologia, a auto-organização e a sustentabilidade, o Tupambaé abre oficialmente na segunda-feira (21/10), às 14h. Em seguida haverá debate sobre Políticas Públicas em Sustentabilidade e Soberania Alimentar, com a participação de Patrícia Leidner (Ajuris), Annelise Steigleder (Ministério Público), João Ricardo dos S. Costa (Ajuris/AMB), Mário Sander (coordenador do Fórum de Agricultura Urbana),  o arquiteto urbanista Benamy Turkienicz e  o engenheiro agrônomo José Cléber, da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No mesmo dia, às 19h, haverá palestra com o engenheiro agrônomo e florestal e professor Sebastião Pinheiro, sobre Desafios contemporâneos de uma agricultura agroecológica no Brasil.

Na terça-feira (22/10), às 14h, o Fórum reinicia com debate sobre Saúde e Agriculturas, com a participação do engenheiro agrônomo e conselheiro da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Leonardo Melgarejo, a médica Virgínia Dapper, a nutricionista Signorá Konrad e a farmacêutica e também conselheira da Agapan, Ana Valls. À noite, a partir das 19h, haverá abertura da Mostra do IFRS e, às 20h30, palestra sobre Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável.

A Feira de Ciências, que vai reunir estudantes de 60 escolas municipais de Viamão, acontece das 9h às 17h de quarta e quinta-feira (23 e 24/10), no Pavilhão da Novo Lar. Além de demonstrações tecnológicas da Ufrgs/CTA, haverá apresentações artísticas e atividades de Educação Ambiental. Já à tarde, a partir das 14h, tem debate sobre Espiritualidade, Meio Ambiente e Visões de Mundo, com o agrônomo e paisagista Toni Backes, os agrônomos permacultores João Rockett e Tatiana Cavaçana, e a bióloga ambientalista Lara Lutzenberger. Em seguida, acontece o debate sobre Mudanças Climáticas, Agricultura e Meio Ambiente, com a presença do professor de Oceanologia da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Antonio L. Philomena, o professor de Biologia da Ufrgs, Paulo Brack, a professora de Agronomia da Ufrgs, Ingrid Barros, e Moema Salgado, pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser). Na sequência, às 19h, tem painel sobre Agricultura, Cura da Terra e das Relações, com a participação do produtor de arroz biodinâmico, Juarez Pereira, o agrônomo e também produtor de arroz biodinâmico, João Batista Volkmann, o agrônomo do Irga, André Oliveira, e o coordenador de produção da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), Emerson J. Giacomelli.

Transição Agroecológica é o tema do painel que acontece na quinta-feira (24/10), às 14h, com o agrônomo e agricultor Maurício Reck, a agricultora do Assentamento Filhos de Sepé, Lúcia Marlei Rodrigues, o agricultor orgânico Ricardo Hattori, pela Rede Ecovida, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ari Uriartt, e Flávio Ruschel, da Associação Agroecológica. À tarde tem oficinas e à noite, a partir das 19h, painel sobre Desafios ao Desenvolvimento de Viamão, com Marco Antonio Vieira, secretário de Agricultura de Viamão, Cláudio Fioreze, do IF-RS, Francisco Milanez, presidente da Agapan, e Lama Padma Samten, do CEBB.

De sexta-feira a domingo (25 a 27/10), o Pavilhão da Novo Lar sedia Feira Agroecológica e Mostra de Tecnologias Sustentáveis, entre 9h30 e 17h. À tarde, a partir das 14h, estão previstos debates sobre Desafios Atuais para as Comunidades Quilombolas, com lideranças quilombolas de Viamão, sobre Povos Indígenas e Desafios Atuais, com lideranças Guarani de Viamão e de Porto Alegre, e sobre Desafios Criativos. Também haverá oficina de cerâmica.

No sábado (26/10), a manhã inicia com momento cultural e jogos entre povos originários, apresentação da Galera Curtição e debate sobre Inovações e Tecnologias para Sustentabilidade, com a participação de Mauricio von Neugetem, do IF-RS, Lisiane Ávila, veterinária da Emater/RS-Ascar, João Pedro Demore, da Energia Solar, da professora de Agronomia da Ufrgs, Tatiana Duarte, e de Marina e Cristiano, do CTA da Ufrgs. À tarde, no palco, terá apresentações artísticas com Os de Sempre - A Tribo, Serrote Musical e Toque de Comadre. Também haverá o Encontro de Escritores e fala demonstrativa sobre Agrohomeopatia, com o professor Valcir Carpenedo, da Escola Técnica de Agricultura (ETA) de Viamão.

Já no domingo (27/10), último dia do Fórum e Feira Tupambaé, segue os jogos indígenas e acontece Encontro Inter-religioso e, às 15h, Plenária de avaliação, sonhos e encerramento.

“A ideia é fortalecer as bases para um grande evento internacional que deverá acontecer em Viamão em junho de 2020, na Semana do Meio Ambiente, com a continuidade dos debates e articulações das pessoas que estão fazendo a diferença na busca por uma sociedade mais sustentável, para inspirar outros movimentos que possam surgir”, salienta o presidente do Instituto Caminho do Meio, José Ricardo Oliveira, um dos coordenadores do evento.

Inscrições
A inscrição para participar do Fórum e Feira Ecológicos Tupambaé é na hora, mediante a compra do ingresso a R$ 5,00. A programação completa e os horários das atividades podem ser conferidos no site www.forumtupambae.org.

As entidades que participam do Tupambaé - Fórum pela Dignidade e Vida Sustentável são Ação Paramita, Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação Juízes para a Democracia (AJD), Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), Centro Propaganda, Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav), Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão (EcoViamão), Emater/RS-Ascar, Fundação Gaia, Instituto Caminho do Meio, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Viamão (IFRS ), Instituto Zen Maitreya, Instituto de Estudo das Religiões (Iser), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Parque Estadual de Itapuã, Prefeitura e Câmara Municipal de Viamão, Tecnopuc Viamão, Univates – Universidade Vale do Taquari, Ufrgs – Campus Litoral Norte, Ufrgs – CTA Centro de Tecnologia Acadêmica, YES Energia Solar.
 
Tupambaé/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008