Untitled Document
Bom dia, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Transgênicos

Terça-feira, 30 de Julho de 2013

 
     

Porcos alimentados com OGM têm maiores inflamações de estômago

  

Um grupo de 84 animais recebeu uma dieta com OGM de soja e milho e os restantes 84 comeram o equivalente em dieta sem OGM.

  


Por Redação EcoAgência, com informações do Huffington Post

Um novo estudo revela que porcos alimentados com uma dieta geneticamente modificada apresentam inflamações do estômago significativamente maiores do que porcos alimentados com ração convencional. As conclusões do estudo levado a cabo por cientistas australianos e investigadores norte-americanos estão contribuindo para a intensificação do debate público em torno do impacto da produção de organismos geneticamente modificados (OGM) para alimentação.

Envolvidos no estudo estiveram também dois veterinários e um agricultor do Iowa. Durou 23 semanas e usou 168 leitões recém-desmamados. Um grupo de 84 animais recebeu uma dieta com OGM de soja e milho e os restantes 84 comeram o equivalente em dieta sem OGM. A ração de milho e soja foi obtida a partir de fornecedores comerciais e ambos os grupos foram criados em condições semelhantes. Passados cinco meses, todos os porcos foram abatidos e autopsiados por veterinários que não sabiam que espécimes tinham recebido um ou outro tipo de alimentação.

Não havia diferenças entre os animais em termos de quantidades de consumo, ganho de peso, mortalidade ou porções bioquímicas no sangue. Mas aqueles que tinham ingerido a ração com OGM registravam maiores taxas de inflamações severas no estômago - 32% dos porcos alimentados com OGM, em contraste com 12% dos porcos alimentados sem os componentes. As inflamações foram ainda piores entre os machos, informa o Huffington Post. Os investigadores defendem que têm de ser realizados mais estudos a longo prazo com animais - se as plantas transgênicas estão causando problemas digestivos nos animais, muito provavelmente também o estão provocando nos seres humanos.

Huffington Post/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008