Untitled Document
Boa tarde, 01 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agroecologia

Terça-feira, 08 de Outubro de 2013

 
     

Teólogo Leonardo Boff vai abrir o VIII CBA-Agroecologia

  

Escritor e expoente da Teologia da Libertação vai palestrar sobre "Agroecologia: cuidando da saúde do Planeta", no dia 25/11, às 11h30, no auditório principal da PUC/RS.

  


Por Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues, Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Leonardo Boff está confirmado para a palestra de abertura do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece de 25 a 28 de novembro em Porto Alegre. O teólogo, escritor e expoente da Teologia da Libertação vai palestrar sobre "Agroecologia: cuidando da saúde do Planeta", no dia 25/11, às 11h30, no auditório principal da PUC.

O CBA-Agroecologia será realizado paralelo ao XIII Seminário Estadual e XII Internacional sobre Agroecologia, de 25 a 28 de novembro, nas dependências e imediações da PUC. O objetivo é oportunizar a troca de conhecimentos e experiências com enfoque agroecológico, a partir de cinco eixos temáticos: 1) Agroecologia e Saúde Humana; 2) Reinventando a economia; 3) Diversidade como condição fundamental da saúde do Planeta; 4) Agroecologia como base para a educação; e 5) Saúde do Agrossistema.

Além de Boff, está confirmada a participação de Carlos Rodrigues Brandão, mestre em Antropologia e doutor em Ciências Sociais, com experiência na área de antropologia rural, que fará a palestra de encerramento, sobre “Educação e transformações no campo”. Também confirmadas as presenças de Miguel Altieri e o espanhol e professor Manuel Gonzalez de Molina Navarro, cuja conferência será sobre CBA: 10 Anos Contribuindo para a Saúde do Planeta; Stephen Gliessman, que palestra sobre Relações Ecológicas nos Agroecossistemas; Bruna Barella e Jorge Timmermann, que abordam sobre A Contribuição da Permacultura para a Saúde do Planeta; Luciana Honorato, que palestra sobre Bem Estar na Produção Animal; Wanderlei Antonio Pignati, que vai falar sobre A Luta Contra os Agrotóxicos e Transgênicos: Impactos e Perspectivas; a socióloga francesa Claire Lamine e Paulo Niederle, que palestram sobre Para Além dos Selos: Confiança e Criatividades; a agrônoma colombiana, Clara Nichols, que palestra sobre Manejando Agroecossistemas; o economista Guilherme Costa Delgado, que fará Reflexões sobre Mercado e Agricultura Familiar; e o pesquisador espanhol Joan Martinez Alier, que aborda sobre É Possível Pensar em Mudança Paradigmática na Economia?; entre outros palestrantes e conferencistas.


Direitos à Vida

Boff cursou Filosofia e Teologia e fez doutorado em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade". É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos, como o recebido em dezembro de 2001, quando foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award). É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Atualmente, viaja pelo Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros e tambem em encontros DA Agenda 21. Vive em Petrópolis (RJ) com a educadora popular Márcia Miranda.
 
Emater/RS - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008