Untitled Document
Boa noite, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Quinta-feira, 11 de Julho de 2013

 
     

Agapan anuncia seu desligamento do Consema/RS

  

Entidade alega que o Conselho Estadual do Meio Ambiente não representa os supremos interesses da população na busca de uma verdadeira sustentabilidade ecológica.

  


Por Redação EcoAgência

Em nota divulgada na última quarta-feira (10/07), a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), anunciou seu desligamento do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) do Rio Grande do Sul. A entidade alega que o Consema “não representa os supremos interesses da população na busca de uma verdadeira sustentabilidade ecológica”. 


Criada pela grupo liderado pelo ambientalista José Lutzenberger, em 1971, a Agapan é considerada entidade pioneira na luta ambiental no pais e respeitada internacionalmente. Com a decisão, quem perde é o Consema, que acaba ficando sem legitimidade no movimento ambiental gaúcho.

Veja a nota da Agapan:

A composição ambiental minoritária e a constatação de que o Conselho Estadual de Meio Ambiente “não representa os supremos interesses da população na busca de uma verdadeira sustentabilidade ecológica” são alguns dos motivos que levaram a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) a se desligar do Consema, após quase 20 anos de participação ativa da entidade.

Em documento encaminhado à Apedema na quarta-feira (10/7), os representantes da Agapan, que integram Câmaras Técnicas de Controle e Qualidade Ambiental e de Biodiversidade e Política Floresta, Edi Xavier Fonseca e Sandra Ribeiro, e Flávio Lewgoy e Alfredo Gui Ferreira, expressam os motivos do afastamento.

 “Estamos cumprindo o nosso dever de comunicar ao coletivo ambientalista a decisão de abrirmos mão da representação para a qual fomos investidos pela Apedema”, diz a conselheira Edi, ao observar que “a composição minoritária que temos nos coloca em uma condição de incompatibilidade, gerada pelos conflitos de interesses inconciliáveis, que inviabilizam as finalidades institucionais do próprio Consema”.
Assessoria de Imprensa da Agapan/ Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
 
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008