Untitled Document
Boa tarde, 21 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Educação Ambiental

Sábado, 25 de Julho de 2009

 
     

Ministro do Meio Ambiente anuncia mais recursos para Educação Ambiental

  

Jovens das redes de educação ambiental fizeram protestos e perguntas, e o ministro respondeu citando conquistas recentes do Meio Ambiente.

  


Por Aline Garcia - Ascom Minas de Ideias

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc anunciou durante o VI Fórum de Educação Ambiental a liberação de R$ 40 milhões que estavam bloqueados no Ministério da Fazenda, deste total, R$ 2 milhões irão para a Educação Ambiental. O ministro aproveitou para informar que no mês de setembro deste ano será aberto um processo de licitação para a construção de 200 telecentros, falou sobre o Projeto Salas Verdes, espaços interativos de informação, educação, formação e ação sócio-ambiental e destacou o programa Nas Ondas do São Francisco. O programa segue o modelo do projeto Nas Ondas do Ambiente, da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro.

Jovens das redes de educação ambiental fizeram protestos e perguntas, e o ministro respondeu citando conquistas recentes do Meio Ambiente, como a criação do Fundo Amazônia, que incentivará projetos que ajudem a diminuir o desmatamento, a aprovação do Plano de Mudanças Climáticas e o início do monitoramento de todos os biomas brasileiros, não apenas o pantanal, como também o cerrado, a caatinga e o pampa, recebendo elogios de personalidades internacionais, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e do ex-candidato à presidência dos Estados Unidos e militante ecológico, AL Gore.

A mesa, da qual o ministro participou teve a participação da secretária Samyra Crespo (Saic), como debatedora e de Lara Moutinho como relatora.

Guias de turismo do Cristo Redentor participam de debate

O Parque Nacional da Tijuca e os organizadores da jornada realizaram a tarde palestra para discutir alternativas de geração de renda para as comunidades do Cosme Velho.

Estiveram presentes jovens das comunidades Guararapes, Cerro Corá e Vila Cândido, que realizam trabalho de condução de turistas para visita ao Cristo Redentor. Envolvidos em projetos de educação ambiental do Parque nacional da Tijuca, os jovens vem ampliando seu papel em termos de cidadania ambiental e aprimoramento do trabalho junto ao visitante. Enfrentam, no entanto, vários impasses e conflitos, que foram apresentados e discutidos no decorrer da jornada.

VI Fórum de Educação Ambiental encerra amanhã

Amanhã a programação continua extensa, com início às 8 da manhã e término após as 20h. Aproveitando o encerramento, os participantes do maior forum de educação ambiental do país, organizado pelo REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental) farão a leitura "Carta da Praia Vermelha", onde fizeram um balanço da situação da Educação Ambiental no país. O documento será enviado às autoridades ligadas ao Meio Ambiente e servirá como base para que os educadores ambientais possam cobrar e acompanhar o que vem sendo feito. O documento teve a participação de mais de 40 redes ambientais do país e se equivale ao que foi produzido, também no Rio de Janeiro, durante a ECO 92.

O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental conta com a parceria da Secretaria do Ambiente, da Secretaria de Estado de Cultura, do Ministério da Educação, do Ministério do Meio Ambiente e do Governo Federal. Além do apoio da UFRJ, UFRRJ, UERJ, CFBio, CPRM e CREA. A Secretaria Executiva é do Instituto Baia de Guanabara.

Ascom Minas de Ideias/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008