Untitled Document
Boa tarde, 10 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agroecologia

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019

 
     

Filme sobre o MST substitui discurso de Bolsonaro em cúpula climática da ONU

  

 Vencedor do Global Youth Video Challenge, concurso das Nações Unidas, "O que é Agroecologia" conta sobre o trabalho de plantação e conservação de sementes crioulas pelo MST

  

Leandro Taques.    
Agroflorestas no assentamento Contestado, no Paraná.


Por Luisa Fragão - Revista Fórum

Com mais de 50 mil visualizações em 19 dias de competição, o curta-metragem “O Que é Agroecologia“, produzido por Rafael Forsetto e Kiane Assis, venceu a categoria “Soluções naturais para alimentação e saúde humana” do Global Youth Video Challenge, concurso audiovisual das Nações Unidas, e será exibido nesta segunda-feira (23) na Cúpula Climática da organização, em Nova York, um dia antes da Assembleia Geral, que será na terça (24).
 
Realizado de maneira completamente independente pelo casal curitibano, o filme conta sobre o trabalho de plantação e conservação de sementes crioulas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Assentamento do Contestado, localizado a cerca de 60 km de Curitiba. Vencedor do concurso da ONU, “O que é Agroecologia” irá substituir o discurso do Brasil no evento desta terça, já que o país não foi incluído na lista dos que vão ter direito a fala durante a Cúpula por não apresentar “metas ambiciosas” para a contenção do aquecimento global.
 
“De certa maneira, isto significa que o nosso curta metragem de apenas 3 minutos sobre agroecologia no Assentamento do Contestado demonstrou maior compromisso com o meio ambiente do que o discurso oficial preparado pelo governo brasileiro. Um contraste bem interessante”, contou um dos diretores do curta, Rafael Forsetto, em entrevista à Fórum.
 
Forsetto também compartilhou que, antes de ir à campo para iniciar as filmagens, tanto ele quanto a namorada, Kiane Assis, tinham ideias equivocadas sobre o assunto. “Admito que antes de visitar, tínhamos uma ideia completamente diferente do que era e o Movimento e o que seus membros faziam, pois a grande mídia não costuma mostrar o MST de maneira positiva”, revelou o diretor, que disse ter mudado de opinião conforme foi conhecendo mais sobre o trabalho do Movimento.
 
“Passamos um dia todo conhecendo as plantações, a escola, o centro cultural, a cooperativa, e outras instalações do assentamento. O trabalho realizado lá é fantástico e ficamos muito impressionados com a preocupação que eles têm com a natureza, a educação e o bem-estar”, acrescentou. “Depois de passar um dia lá conhecendo, não tínhamos nenhuma dúvida que este era o tema que precisávamos mostrar ao mundo”, concluiu.
 
Além da Cúpula Climática do Secretário Geral das Nações Unidas, em Nova York, o vídeo também passará em dezembro deste ano na Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 25), em Santiago, no Chile. Nesse último evento, que é considerado o grande palco de debate mundial sobre mudança climática, Forsetto estará presente como convidado e irá receber o reconhecimento oficial de campeão em uma cerimônia para os vencedores.
 
Atualmente, o vídeo possui narração e legenda em inglês. No entanto, os produtores informaram que em breve vão disponibilizar o curta com áudio em português.
 
Apesar da ausência do governo brasileiro na cúpula do clima da ONU, a jovem brasileira ambientalista, Paloma Costa Oliveira, deve discursar na abertura do evento. Paloma foi convidada para compor a mesa de abertura junto ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e à adolescente sueca Greta Thunberg, que criou as greves estudantis pelo clima.
 
Estudante de Direito na Universidade de Brasília (UnB), Paloma é coordenadora de clima da ONG Engajamundo, formada exclusivamente por jovens de até 29 anos e voltada à capacitação para o ativismo climático. Ela também é assessora do Instituto Socioambiental (ISA).
Revista Fórum/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008