Untitled Document
Bom dia, 16 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Política Ambiental

Terça-feira, 06 de Junho de 2017

 
     

No Dia Mundial do Meio Ambiente, entidades pedem a saída da secretária de Meio Ambiente do RS e do presidente da Fundação Zoobotânica

  

Ana Pellini e  Luiz Fernando Branco são considerados "liquidantes da Fundação Zoobotânica e das políticas públicas históricas conquistadas pela sociedade gaúcha", conforme o documento apresentado nesta segunda-feira.

  

Raíssa Genro    
Movimento ambientalista gaúcho entregou documento ao presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto.


Por Raíssa Genro - Especial para a EcoAgência

Diversas entidades ambientalistas denunciaram nesta segunda-feira, 5 de junho, o desmonte na política ambiental gaúcha. A carta aberta intitulada “No Dia do Meio Ambiente, vivemos tempos de guerra declarada contra a natureza? ” foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, no Dia Mundial do Meio Ambiente.  

O documento destaca que a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), da Fundação Gaúcha de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE), fragilizam a política ambiental do estado. “Em vez de considerar a necessidade de inverter o processo degradatório, investindo em agroecologia e em energias alternativas, por exemplo, o governo se propõe a extinguir instituições que desenvolvem programas estratégicos relacionados à recuperação da Mata Atlântica e do bioma Pampa, entre outros”, cita o documento.

A carta lembra também que, nesta mesma semana na qual é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente há uma comitiva do governo estadual no Japão para pedir apoio aos japoneses no desenvolvimento de tecnologias para uso do carvão mineral.  Serão visitadas plantas da Tokio Electric Power Company (Tepco), companhia de eletricidade responsabilizada pelo acidente nuclear de Fukushima, em março de 2011.

Por fim o documento pede que o Presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Fernando Branco e a atual secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, “tenham a grandeza, em respeito ao RS, de deixarem seus cargos de liquidantes da Fundação Zoobotânica e das políticas públicas históricas conquistadas pela sociedade gaúcha”, em função de “não preenchem os requisitos mínimos aos cargos que ocupam”. O presidente da Assembleia recebeu a carta das entidades e lembrou que, até agora, passados seis meses da votação que tratou da extinção, não houve justificativa para a ação. “A questão econômica já foi comprovada que não é o porquê”, afirmou Pretto.

O documento também foi enviado à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre e à Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público  Federal. As mobilizações em torno da questão do desmonte ambiental no estado iniciaram ainda no domingo, 4 de junho, com um ato pela reabertura do serpentário, no Jardim Botânico, em Porto Alegre. O grupo, formado por estudantes e público que visitava o local, colocou faixas destacando descaso do governo com o Núcleo Regional de Ofiologia (Nopa), fechado há quatro meses. Este é o único local no estado que fornece o veneno das serpentes para pesquisa e fabricação do soro antiofídico. A placa do local, por exemplo, encontra-se desaparecida. O Nopa tem mais de 300 serpentes de 16 espécies, sendo oito peçonhentas.

Leia a carta na íntegra

Entidades que assinam a carta “No Dia do Meio Ambiente, vivemos tempos de guerra declarada contra a natureza?”

APEDEMA - Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente
MoGDeMA - Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente
AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
Ingá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais

Amigos da Terra Brasil
Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul
AMA - Associação Amigos do Meio Ambiente, de Guaíba
Fórum Justiça (FJ/RS)
Coletivo Cidade que Queremos
Programa de Educação Tutorial - PET Biologia/UFRGS
FLD - Fundação Luterana de Diaconia
RENAP - Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares
Coletivo Ambiente Crítico
CEBS-RS - Comunidades Eclesiais de Base
Coletivo Igreja em Saída-RS
Preserva Belém Novo
Cimi Sul - Conselho Indigenista Missionário
FIRE - Fórum Inter-religioso e Ecumênico pela Democracia, Diversidades e Direitos
Avesol - Associação do Voluntariado e da Solidariedade
SEMAPI-RS - Sindicato dos empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa e de Fundações Estaduais do RS.

Reportagem produzida através do apoio do Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia
 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008