Untitled Document
Boa tarde, 26 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Ativismo

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

 
     

Dias de reconciliação com a natureza

  

Um convite para a ação da Grande BioBlitz do Hemisfério Sul. Participe! 

  


Por Bianca Darski - Bióloga e doutora em Ecologia

Neste ano de 2020 estamos lidando com intensos desastres ambientais e sociais. Além da pandemia por conta da COVID 19, que mudou completamente os hábitos de pessoas no mundo inteiro, há ainda as consequências de tempestades, ciclones, furacões, enchentes, estiagens, desmatamentos e incêndios.

Impossível não se comover com os incêndios que ocorreram e estão ocorrendo em florestas, pradarias e savanas em diferentes partes do mundo, como na Austrália, Brasil, Bolívia, Rússia, Estados Unidos, Indonésia e região da África tropical*. Ainda mais para quem se interessa, estuda, pesquisa, ama, trabalha com a natureza.

A equipe organizadora da Grande BioBlitz do Hemisfério Sul não está indiferente ao momento atual. Pelo contrário, acreditamos que a educação e o compartilhamento de ideias e conhecimento é parte fundamental para manter a saúde mental das pessoas. Somos tod@s voluntári@s na tarefa de organizar, divulgar e engajar pessoas de diferentes países do Hemisfério Sul neste grande evento de ciência cidadã.

É normal se sentir triste e com uma sensação de impotência frente às notícias que vemos dia-a-dia. O que estamos propondo é uma pausa. Um respiro de alívio. Um tempo para a contemplação da natureza ao nosso redor. Um momento breve para apreciarmos a rede da vida a qual estamos conectad@s.

Acreditamos na ciência, na educação e nas pessoas. E as pessoas boas são a maioria. O nosso convite é esse. Participe.

Equipe da Organização Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020 - Brasil

Veja abaixo como participar

Durante quatro dias (25 a 28 de setembro), convidamos a tod@s a fazerem registros de fungos, plantas e animais que estão ao nosso redor. Estes registros podem ser feitos por fotos de árvores no seu quintal, de aves nos postes de luz, de formigas no chão da sua sala, de fungos no chão do seu jardim.

1) Baixe o App do iNaturalist.org e crie seu cadastro.

2) Confira se a sua cidade ou região está cadastrada na Grande Bioblitz do Hemisfério Sul**

3) Durante os dias do evento, faça fotos de fungos, plantas e fungos silvestres. Não vale fotografar o seu cãozinho, mas sim aquela formiga que está passando pela sua cozinha.

4) Poste suas observações no App ou site do iNaturalist.

5) Acompanhe as divulgações do evento nas redes sociais.

** Caso sua cidade ou região não esteja cadastrada, crie um projeto ou entre como membr@ do projeto “Esquenta Brasil Geral” em https://www.inaturalist.org/projects/esquenta-do-grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-brasil-geral

Nota: A organização da Grande BioBlitz do Hemisfério Sul se preocupa com a segurança e saúde em primeiro lugar. Pedimos que as recomendações referentes ao COVID de cada região sejam priorizadas. Evite aglomerações e use máscara. Faça observações de seu quintal. Caso opte por ir a parques ou trilhas, ande sempre em áreas demarcadas e nunca sozinho(a). Use mapa e GPS. Evite áreas perigosas, acidentadas ou com risco de queimada. Vamos celebrar nossa biodiversidade com consciência e segurança.

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008