Untitled Document
Bom dia, 23 de set
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Prêmios

Sexta-feira, 08 de Setembro de 2017

 
     

Inscrições para o prêmio Pioneiras da Ecologia encerram no próximo dia 29

  

Evento tem por objetivo reconhecer publicamente as pessoas e as instituições que se destacaram na luta pelo meio ambiente

  

Troféu do Prêmio Pioneiras da Ecologia


Por Redação EcoAgência

Estão abertas até o próximo dia 29 as inscrições para o Prêmio Pioneiras da Ecologia. A honraria, concedida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, tem por objetivo de reconhecer publicamente as pessoas e as instituições que se destacaram na luta pelo meio ambiente. 

 
Os candidatos poderão concorrer em duas categorias: individual ou institucional. 
 
Na categoria individual, por meio de ações na área rural (produção agrícola e não agrícola, como pecuária, pesca, extrativismo ou artesanato rural e costeiro); pelo ativismo político (iniciativas de cidadania relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ação de educação e conscientização ambiental, consumo sustentável, conservação e preservação ecológica); e profissional (destaque em temas socioambientais ou áreas técnicas de pesquisa, educação, saúde, engenharias, alimentação, ciências humanas, sociais ou jurídicas, administrativa, turístico, agroecológico ou demais áreas com contribuição na sustentabilidade socioambiental). 
 
Na categoria institucional, organização socioambiental ou socioeconômica (organizações associativas, cooperativas, organizações não-governamentais (ONG’S) ou organizações sociais de interesse público (OSCIP’S), atuantes na área); geração e acesso ao conhecimento (instituição de pesquisa, extensão e/ou educacional); e cadeia produtiva (empresas com ações voltadas à sustentabilidade socioambiental). 
 
O processo de seleção será por meio de comissão julgadora composta por um coordenador designado pela Mesa Diretora da Assembleia, e seis integrantes de composição paritária da sociedade civil e do Parlamento, ligados à ecologia e desenvolvimento sustentável, indicados pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente. 
 
Aos ganhadores, será concedido o Troféu Pioneiras da Ecologia – Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner, e diploma da Assembleia contendo o Brasão do Estado, o nome do agraciado, a categoria e a razão do prêmio recebido. 

No ano de 2015, entre as agraciadas pelo prêmio, na categoria ativismo ecológico e trabalho acadêmico, estava a jornalista, professora da Fabico/UFRGS e diretora do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), Ilza Maria Tourinho Girardi. 
 
O edital público pode ser acessado em link específico, no site www.al.rs.gov.br, onde também consta o formulário para as inscrições. O candidato entregará a documentação pessoalmente ou por correspondência à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – 3º. Andar do Palácio Farroupilha, Porto Alegre, CEP 900100-300, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h). 
 
A documentação inclui breve histórico da instituição, nome do dirigente e currículo; relatório, projetos, reportagens ou trabalhos acadêmicos ligados ao tema; preenchimento do formulário de inscrição e síntese do trabalho inscrito; servidores, adidos, estagiários, terceirizados e outros vinculados à Assembleia Legislativa ou à comissão julgadora estão impedidos de participar; o ato da inscrição autoriza uso dos direitos autorias caso algum trabalho seja selecionado para publicação ou outra forma de utilização pela Assembleia Legislativa.
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008