Untitled Document
Boa tarde, 26 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Terça Ecológica

Sábado, 22 de Agosto de 2020

 
     

Terça Ecológica realiza seu primeiro encontro virtual

  

Evento traz Sebastião Pinheiro para falar sobre o tema "A explosão em Beirute e os agrotóxicos: discussões necessárias a partir do jornalismo"
 

  


Por NEJ-RS

O Núcleo de Ecojornalistas do RS (Nej/RS) e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (GPJA) do PPGCom Fabico/UFRGS realizam, nesta terça-feira, 25 de agosto, mais uma Terça Ecológica. A live será transmitida pela página da EcoAgência das 18h30 às 19h30.

O evento, que ocorre pela primeira vez de forma virtual, traz o engenheiro agrônomo e florestal Sebastião Pinheiro, para falar sobre "A explosão em Beirute e os agrotóxicos: discussões necessárias a partir do jornalismo". O tema surge a partir de provocações publicadas no Observatório de Jornalismo ambiental, página do GPJA que compartilha, semanalmente, análises que problematizam a cobertura jornalística sobre o meio ambiente.

No dia 4 de agosto, quase 3 mil toneladas de nitrato de amônio explodiram num armazém no porto de Beirute, deixando 137 mortos e mais de 5 mil feridos (dados da BBC Brasil). A substância é utilizada em fertilizantes sintéticos, mas também, na fabricação de explosivos.

Sebastião Pinheiro, elucidará questões pouco abordadas pelo jornalismo tradicional ou hegemônico. Sua exposição permitirá compreender as relações entre os fertilizantes e agrotóxicos – por ele qualificados como produtos da guerra -, desastres como o que ocorreu no Líbano e os impactos do uso desses produtos em larga escala vida cotidiana.

Link Observatório: https://jornalismoemeioambiente.com/2020/08/10/a-explosao-em-beirute-e-as-verdades-que-o-jornalismo-insiste-em-nao-contar/

Página do Facebook para acompanhar a transmissão: https://www.facebook.com/ecoagenciadenoticias

NEJ-RS

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008