Untitled Document
Boa tarde, 27 de set
Untitled Document
Untitled Document
  
Untitled Document
EcoAgência > Artigos
    
 
Sábado, 07 de Junho de 2014
  
A Copa do Mundo Fifa e a eugenia mercantil

Dentro de alguns dias vai começar a Copa de Futebol FIFA no “país do futebol”. Deveríamos estar orgulhosos. Todo atleta é um organismo de excelência exigido no limiar de sua capacidade física e mental. Há a preocupação com a Segurança Alimentar dos atletas e torcedores e respeito aos Direitos Humanos dos visitantes?

  
Por Sebastião Pinheiro
  

Não faz um mês que uma autoridade federal no RS veio ao público dizer que o vinho estava contaminado com antibióticos, mas que isso não era problema. É sabido que vinho é um alimento sagrado para muitos povos e não é lugar para antibióticos. Há muito é comum o uso de ureia nos mostos para aumentar a fermentação com formação de nitratos e nitritos que combinados aos resíduos de agrotóxicos geram NITROSAMINAS CONJUGADAS. A ausência de tratamento de esgotos faz com que os índices de nitratos (nitritos) na água potável ultrapasse em mais de vinte vezes os valores máximos tolerados na Alemanha e Suécia. O outro escândalo é a contaminação do leite, absurda e vexatório, mas a mesma autoridade federal diz na TV (06/6/14) que o público saberá migrar para a marca honesta. O medo na queda do consumo e comércio leva à cumplicidade e corrupção igual ou pior que na ditadura.

No cigarro, água potável, bebidas e nos alimentos os resíduos de agrotóxicos se conjugam, potencializa (ou sinergia) transformando em substâncias muito mais tóxicas, um risco para o rendimento, bem estar dos atletas e higidez dos torcedores, principalmente dos vegetarianos ou com dietas especiais.
 
O respeito ao elevado espírito (padrão FIFA da Copa de Futebol) impele a alertar a todos para ter precaução e cuidado especial com cigarro, água, bebidas e alimentos, pois o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo (Embora os Estados Unidos tenha uma agricultura maior em oito vezes é hoje o segundo colocado). O que torna a situação mais trágica, pois as empresas através de corrupção e suborno não permitem que se adotem medidas similares à Diretiva Comunitária 91/414 da União Européia ou Capacitação e Treinamento como os do USDA dos EUA para nossos agricultores e trabalhadores rurais, nem há fiscalização e controle da comercialização de agrotóxicos pelo qual somos o primeiro país em intoxicações e os níveis de cânceres estão em forma epidêmica.
 
Estudo científico na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (foto) determinou a ingestão diariamente de 9.300 doses toleradas de Parathion Metílico e duas dezenas de outros agrotóxicos em doses sempre acima de cem vezes a tolerada. Há presença de resíduos de DDT e seus metabólitos em frutas e legumes oriundos do uso do acaricida Dicofol® contaminado com DDT e seus metabólitos, uma vergonha.
 
Os resíduos de nitritos e nitratos nas águas se combinam com os resíduos de herbicidas e formam as temíveis NITROSAMINAS denunciadas pela OMS, FAO das Nações Unidas, como Atrazine-Nitrosamina, Glyphosate-Nitrosamina, Dimetil-Paraquat Nitrosamina e muitas outras que são significantes pelo uso desbragado desses produtos nas grandes monoculturas nacionais e seu potencial de risco, mas, também Fungicidas, Acaricidas e Inseticidas são formadores de Nitrosaminas tidas como as substâncias mais carcinogênicas conhecidas.
 
Os resíduos de fungicidas, como os Ditiocarbamatos (mais usados) produzem URETHANOS e ETILENOTIOUREIA tóxicos em quantidades de parte por bilhão e alergênicos em doses centesimais à essas.
 
Algumas delegações protegem seus atletas trazendo água, alimentos, bebidas, medicamentos especiais, mas isso não é o normal em todas as delegações, menos ainda para os torcedores e turistas com dietas especiais.
 
Vimos simulações com ataques de armas químicas. Entretanto, os resíduos de agrotóxicos e conjugados de nitrosaminas são bem reais, insidiosos e concretos de uma realidade que mina nossa saúde cotidianamente e qualidade de vida. Perdura há mais de 50 anos e não pode ser denunciada ou modificada pelo poder das corporações junto às autoridades e ao governo. É eugenia mercantil acelerada e totalitária.
  
             
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
           
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008